Cuidado com o fisco: Erros que devem ser evitados na gestão de impostos
Independente do porte da sua empresa ou ramo de atuação, a apuração correta dos tributos é fundamental. Os cálculos incorretos acarretam o descumprimento às normas vigentes, bem como a aplicação de penalidades. Além disso, as operações são relevantes para que seu negócio continue ativo no mercado e em situação regular perante o Fisco.
Listamos alguns erros contábeis que podem ser facilmente evitados para garantir que a sua empresa permaneça em um patamar saudável e dentro da lei:
– Escolher regime tributário incorreto;
– Calcular alíquota equivocada;
– Não emitir notas fiscais;
– Perder prazo de recolhimento de impostos;
– Desconhecer as agendas tributárias;
– Não aderir às novas tecnologias e manter a gestão manual;
– Não contar com profissionais especializados.
Estar em dia com as obrigações fiscais proporciona tranquilidade e preparo para fiscalizações. Um bom trabalho de apuração garante a vantagem competitiva da organização, evitando:
– gastos extras, quando a empresa paga mais impostos do que o necessário;
– problemas com multas e sanções, quando a empresa paga menos impostos.
Para realizar a apuração de impostos corretamente, é necessário ter em mente alguns pontos de atenção já citados aqui no texto. Apesar de ser uma tarefa simples, a legislação tributária brasileira é bastante complexa e são diversos os processos que merecem a atenção constante dos gestores.
Conte com uma empresa especializada para lhe auxiliar na gestão tributária da sua empresa. Dúvidas? Entre em contato conosco.
(51) 3346-4303